Affectum Consultoria

A revisão fiscal ou recuperação de Tributos em empresas do simples

Receber Proposta

Você sabia que 90% das pequenas empresas comerciais de alguns segmentos pagam mais impostos que deveriam e o valor pode ser até 40% maior que o devido?

Segundo o Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT), mais de 30 normas tributárias são criadas diariamente no Brasil.

Este cenário dificulta muito a vida do pequeno empresário e de seu contador que nem sempre conseguem acompanhar estas mudanças.

Você sabia que 90% das pequenas empresas comerciais de alguns segmentos pagam mais impostos que deveriam e o valor pode ser até 40% maior que o devido?

Entenda os principais motivos

  • Bitributação: Impostos que já foram pagos em outra etapa da cadeia acabam sendo pagos novamente (ICMS e PIS/COFINS);
  • Problemas de informações com classificação fiscal dos itens, registro de compras, vendas e estoque;
  • Desconhecimento dos benefícios previstos na legislação ou carência de atendimento consultivo com foco na redução dos impostos.

Saiba se você pagou ou está pagando mais impostos do que deveria?

Faça uma simulação online ou solicite um diagnóstico gratuito
Nossa solução

A Revisão Fiscal ou Recuperação de Tributos em empresas do Simples: É um trabalho especializado que consiste em revisar o cálculo dos impostos dos últimos cinco anos, garantindo que todos os benefícios e descontos previstos na legislação sejam aproveitados. O principal objetivo deste trabalho é identificar valores pagos a mais e de reduzir a carga mensal de impostos.

Quais as empresas podem se beneficiar?
Empresas do Comércio optantes pelo Simples Nacional

Em que segmentos?
Bares, Restaurantes, Minimercados, Farmácias, Lojas de Pneus, Autopeças, Ferragens, Lojas de Tintas, Lojas de Cosméticos e produtos de beleza, Pet Shop.

Como funciona

1
Fechamento do Contrato
2
Envio da documentação
3
Execução do Trabalho
Veja como funciona
4
Reunião para entrega do trabalho e apresentação do Relatório Final
5
Retificação das Declarações / Ajuste nos procedimentos da empresa
6
Compensação / Restituição do Créditos

É um regime de tributação concebido para reduzir a complexidade na arrecadação de impostos de pequenas empresas e segundo o Sebrae-RS é o regime de 86% das empresas no Brasil. O Simples Concentra o recolhimento de 8 tributos (IRPJ, CSLL, Cofins, PIS/Pasep, CPP, ICMS, IPI, ISS) em apenas uma Guia.

O simples concentra os impostos num boleto com vencimento no dia 20 de cada mês e se chama DAS (Documento de Arrecadação do Simples). Se você paga este boleto certamente vai saber.

Sim é possível realizar o trabalho contando que a empresa tenha sido do simples dentro do período de 5 anos.

É possível revisar a apuração dos impostos de até 5 anos para trás.

O pequeno empresário depende exclusivamente do seu contador para realizar o cálculo dos impostos. O principal problema é que muitas vezes o empresário não tem uma organização das informações que permita o cálculo correto dos impostos, nem alguém para dar lhe dar esta orientação. O contador geralmente não tem tempo de prestar um serviço de consultoria e as vezes simplesmente desconhece os benefícios e novidades do seu negócio. O fato é que encontramos oportunidades e recuperamos valores em mais de 90% dos casos que analisamos.

Cobramos apenas um valor sobre o êxito que nosso trabalho gerar, portanto você não terá que fazer nenhum desembolso para que o trabalho seja feito.

O procedimento realizado com este trabalho é 100% legal e amparado pela legislação, portanto não gera riscos para o empresário. O trabalho inclusive aumenta a segurança do empresário evitando passivos tributários garantindo que os benefícios estão sendo aproveitados de maneira correta.

Existem basicamente 2 maneiras de utilizar um Crédito Tributário.

Compensação: A maneira mais fácil de reaver os valores pagos a mais, pois o crédito vai sendo abatido como desconto no imposto gerado mensalmente.

Restituição: Há alguns casos em que não é possível compensar impostos, então é necessário solicitar a devolução do valor. Este procedimento pode levar mais tempo, mas os valores são devolvidos, pois afinal foram pagos indevidamente.

Você está pagando certo?

Construímos um simulador a pedido do Sebrae-RS que prevê os principais benefícios e descontos previstos na
legislação para cada segmento de mercado.
Confira rapidamente se você esta pagando seus impostos corretamente

Conferir